Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Artrose de Joelho

A artrose do joelho é uma doença articular degenerativa e inflamatória. É causada pela perda da cartilagem que suporta essa estrutura levando a sua deformação.


Com envelhecer é natural desenvolvermos algum grau de desgaste articular, contudo, o gênero feminino, a obesidade, o desgaste intenso da articulação (esportes de alto impacto, trabalho físico), o trauma articular/lesões e a história familiar também estão associadas a maior chance de desenvolver artrose.


A cartilagem articular, como falei em alguns posts anteriores (volte algumas postagens para saber mais 😉), tem a função de amortecer choques e traumas. A idade provoca uma perda considerável da quantidade de água presente na cartilagem favorecendo a artrose.


Sintomas


A manifestação inicial mais comum é a dor após esforço, podendo também ocorrer aumento de volume devido ao aumento da produção do líquido sinovial de forma reacional. Conforme o quadro vai progredindo, pequenos esforços já podem provocar dor intensa dificultando o dia-dia e piorando o ciclo da doença.


O desgaste da articulação leva a deformidade do osso abaixo da cartilagem e, por consequência, desvio do eixo de apoio e na forma de andar.


Diagnóstico


Seu diagnóstico é clínico sendo graduado com exames como radiografia e ressonância quando necessário.


Tratamento


O tratamento, se realizado o mais precocemente possível, leva a maiores taxas de sucesso. Visa diminuir a dor e sobrecarga da articulação. Dessa forma, mudanças no estilo de vida para todos os pacientes, visando a perda de peso e fortalecimento, como prática de exercícios físicos de leves a moderados de, no mínimo, 150 minutos/semana, aliado a uma dieta balanceada rica em fibras, vitaminas, ácidos graxos ômega-3 e minerais, além de limitar o consumo de alimentos pró-inflamatórios ricos em açúcar e gorduras saturadas são essenciais para a melhora do quadro clínico. Abordagem multiprofissional.


De forma geral, o tratamento medicamentoso inclui anti-inflamatórios, analgésicos, suplementos e infiltração articular, em alguns casos sendo necessário cirurgias.


Outros tratamentos e práticas integrativas têm surgido ao longo do tempo revelando grande sucesso. Para mais informações e condutas, procure um profissional especializado para fornecer o suporte necessário.


Em outras publicações vamos conversar mais sobre partes do tratamento como as infiltrações, cirurgias, prótese de joelho e condroprotetores.


BOA SAÚDE E DESEMPENHO 👨‍⚕️🦿🏃🏽‍♀️🏃🏽‍♂️🏃🏻

Dr. Bruno Paschoa

Ortopedista e traumatologista

Cirurgião do Joelho